Ivald Granato - em memória

1949      Campos de Goitacazes – RJ – 2016 (São Paulo – SP)
Vive em sua cidade Natal até 1966, onde começou a desenhar desde muito cedo, por influência dos pintores cubistas
1966     
Estuda com Robert Newman
1967     
Ingressa na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro
1968     
Participa de manifestação sobre o surrealismo na dança espírita
1969     
Ganha prêmio sobre dança surrealista
1970     
Viaja pela América Latina onde estudou cores
1970     
Desenvolve manifestação que reuniu dez mil pessoas em praça pública com movimentos de artes plásticas, música, teatro e seu casamento
1973     
Dá aulas na Escola Documenta, formando o grupo Gral (Astarde - Lia Amaral - Gretta e Rosa)
1973     
Faz, com Otávio Pereira, uma suíte de 22 imagens de litografias
1974     
Lança “Procura-se”- projeto marginal
1974     
Participa de manifestação com banda musical e distribuição de impressos - SP
1974     
Participa de “Manifestação Veloz Man” - SP
1975     
Envia “Impressos board e bicho verm”
1975     
Viaja para Europa e mostra a “Mala Amarela”. Circuito de 10 galerias
1975     
Propõe manifestação para Amsterdã “Proposicion nº 1”
Envia, de Paris, congratulações a L’avant Garde Bresilienne
1976     
Viaja para Europa, envia Bordy com documentário por Seis países!
Cria a Granato’s production
Desenvolve o manifesto Plural, recusado pelo Prof. Walter Zanini, após um convite feito ao artista para uma mostra em Michigan, só aceitando o conceitual já ligado a corrente da época
Lança um Manifesto “Artista em busca da profissão”
Propõe seção devolução - 15 envios
1977     
Scrochett. Propõe sua imagem hoje
“Art is myself”
“Adote um artista, não deixe ele virar professor”- tiragem de 2000 exemplares
Coleção de inverno. Proposta inversão de imagem.
Animação litográfica - Stúdio Tucuita
Produção da exposição “Os clóvis vêm aí” - Aloízio Zaluar Centro de Psicologia Moderna
Leitura Caos - Consciente - Controlado
1978     
“O artista sofre” mostra do objetivo inusitado - arte cartaz
"Is my name Woody Allen?" - arte cartaz
We are the revolution - arte cartaz
Lança o livro “O domador de boca”
Produz os “Mitos vadios”- art performance - evento
1979     
Produz a exposição Ziembinsky, juntamente com o Gabinete de Artes Gráficas
Conclui o livro 14 anos art de performance
Produz e participa da mostra de espaço alternativo
“My name is Glória” - arte cartaz
Edita a 1ª revista de psicodrama Fedrap, junto com Massao Ohno
Manifesto Beuys
1980     
Programa de arte na televisão - produção
1981     
Realiza Painel em Búzios - RJ
Edita, junto com Marcelo e Anibal, o “Peru Molhado” - Jornal de Búzios
Intensifica o trabalho na pintura pluralista
1983     
Faz série de 18 desenhos que constituem o “Prêmio Sintonia”, atribuído pelo Centro de Rádio
“Roupa como arte” - faz 62 modelos das camisetas Vogue
Litografia - Arte Selvagem
Programação gráfica do 1º disco a cores no Brasil
Faz o cenário, cartaz e complementos gráficos para o show “Kaos - o novo amanhecer”
Organização e direção de palco do show “Kaos - o novo amanhecer”
Faz a apresentação do artista plástico Ivan Kudrna para a exposição do Museu da Casa Brasileira
Faz apresentação de Pitanga do Amparo para o Simpósio de Arquitetura e Urbanismo em Buenos Aires
Pintura do Painel sobre “Os Direitos Humanos”- Centro Cultural de São Paulo
Recebe convite para a exposição itinerante “Cor e Desenho do Brasil”, que percorreu, em 84, a Espanha, França, Inglaterra e Bélgica
1984     
Participa da “1 Bienal de La Habana”
Participa da “4 Bienal Iberoamericana de Arte”, na Cidade do México em julho/agosto de 1984 .
Expõe na Galeria Maeder, em Munique, Alemanha.
Faz Performances em Munique e Balileia (Suiça) .
Lança os adesivos “top Secret”/ “Gaiato”/ “Moderne Kunst”/ “Ivald Granato in Performance” .
Entrega de prêmio aos premiados do Salão Paulista.
Faz capa para o jornal Folha de São Paulo - Campanha das Diretas Já.
Faz painel com mais oito artistas para a campanha do presidente da Nova República.
Vídeo colagem de alunos da Faap.
1985     
Realiza capa de disco do Trio Elétrico.
Lança Bandeira - Cristal - Nova República.
Doação do Painel "Viva a Pintura" - M.A.M. - São Paulo/SP.
Doação Rio - Solidariedade ao México.
Pinta bandeira Fernando Henrique Cardoso - SP - Setembro.
Capa Veja, encarte especial São Paulo.
Produção Vídeo Non Plus Ultra Tudo.
1986     
Homenagem a Picasso - Desenho - Capa da Around nº 29.
Faz desenhos especiais para casa. A moda vista por Granato - Capa da Folha de São Paulo.
Faz o ensaio fotográfico Granato Velho ( Pablo de Giulio).
1987     
Debate jubileu de Prata - Arte e o Inconsciente - Campos.
Perfil - Veja São Paulo.
Capa do livro "Mercados e Leilões" de Julio Louzada.
Calendário Prológica - SP.
Doação de uma obra para a produção do Teatro Performance "Espelho Vivo" - baseado na obra do pintor surrealista Magritte.
Recebe 60 crianças da seis série da Escola Maria Imaculada no atelier
Participa do programa piloto eureka na TV Cultura
Minha Cidade - "Toques de artista nos segredos do samba" - Playboy - São Paulo.
Entrevista no programa de rádio da Cultura AM - as melhores músicas de sua vida.
1988     
Fausto Silva - participação Jorge Mautner. Pintura de papel.
TV Mix - presença da escultura e diálogo por telefone.
Festa de Barcelona: Exposição Zaragoza,Gerchman, Granato, Renata Barros - Ane Curmelha.
Curso de aquarelas - Guaratinguetá. Centro de Cultura Rodrigues Alves.
Recebe convite para fazer o carnaval de Madrid em 1989 com Rubens Gerchman.
1989     
Viaja a Europa para mostras de esculturas - Galeria Maeder - Alemanha.
Termina suite de gravuras em metal no atelier - Claudio X Marcelo.
Ilustrações para o lançamento da revista "WE".
Série de porcelanas para mesa.
Arte em Jornal - Jornal da Tarde
Projeto do Painel Eletrônico (Anhangabaú) - Bienal de São Paulo.
1990     
Participação de mesa Redonda - Futebol 90 - TV Cultura - SP.
Pintura de Painéis para Vídeo comemorativo dos 70 anos da Folha de São Paulo.
Prêmio melhor ilustrador do ano - Editora Abril.
Pantanal - Sete Visões - Brasília/Rio/São Paulo.
Participação da um Trienal de Osaka, Japão.
1991     
Prêmio Aquisição para sua tela "Atakem" - 1a Trienal de Osaka, Japão,
1997     
Projeto Vitrine Petrobrás.
1998     
Produz o cheque cardápio.
III Mostra Nacional de Vitrines.
1999     
"Projeto Kibom" Arte Pintura Temática, Coletiva.
"Projeto Telefônica" 600 gravuras especiais para lançamento da fibra ótica.
Viaja para Espanha para estudar a pintura do seculo XVII. E a producão contemporanea.
2000     
Entra no acervo do Bar LE KOQ. Famoso bar de Madri aberto há oitenta anos e frequentado por vários artistas e intelectuais, com um famoso acervo de seus habitues. Pintando seu símbolo "O galo".
2001     
Exposição Head - Mube, Museu da escultura de São Paulo, SP/SP.
2002     
Exposição Head - Espaço Cultural dos Correio, RJ/RJ.
Exposição coleção Luis Osvaldo Pastore. Museu Nacional de Belas Artes - RJ/RJ.
Museu de arte contemporânea de Pernambuco. Desenhos .1964-2000 - Olinda/PE.
Artistas Brasileiros Conteporaneos. Projeto giclée - Casas das Rosas, SP/SP.
BrazilianartBook ,Museu da Escultura - MUBE, SP/SP.
Memorial da América Latina Prêmio Quota de ARTE, SP/SP.
México imaginário - "O olhar do artista brasileiro" - Casas das rosas, SP/SP.
Arte no núcleo, Sorocaba/SP.
"Plástica-Plástica" - Casa das Rosas, SP/SP.
Museu de Arte Moderna Bahia Coleção Luis Osvaldo Pastore, Salvador/BA.
III Bienal de artes visuais de São João da Boa Vista.
Recebe em Campos sua Cidade Natal .uma homenagem da Folha da Manha.Pelo destaque da sua obra no período de 35 anos de atividade artística.
 
INDIVIDUAIS
 
1965 - Correios - Campos - RJ.
1966 - Banco Português do Brasil - Campos.
1967 - Saldanha da Gama - Campos -RJ.
1970 - Galeria Goeldi - RJ.
1972 - Galeria Grupo - RJ.
1973 - Palácio da Culrura - RJ.
1974 - Art Nobile - Desenhos, pinturas, gravuras, objetos - SP.
1975 - Galeria Luisa Strina - Desenhos - SP.
1975 - Museu de Arte Brasileira - Desenhos,pinturas,gravuras,objetos,perform.-SP.
1977 - Museu Guido - Viaro - Litogravuras - PR.
1977 - Gabinete das Artes Gráficas - Litogravuras.
1978 - Galeria de Arte Global - Pinturas - SP.
1978 - Eucatexpo - DF.
1979 - Mostra Performance - Escola Fotográfica Ação Imagem e Ação - SP.
1979 - Mostra de Desenhos no Museu de Arte Contemporânea - SP.
1980 - Galeria Monica Figueiras - Pinturas - SP.
1982 - Galeria São Paulo - Desenhos - SP.
1982 - Museu de Arte Moderna - Universo do Futebol - RJ.
1982 - Galeria São Paulo - Pinturas - SP.
1983 - Museu de Arte Moderna - Fotoperformance - RJ.
1983 - Carbono 14 - Fotoperformance - SP.
1984 - Galeria Maeder - Viva Munchen - Alemanha.
1984 - Galeria Mônica Figueiras de Almeida - Moderne Kunst - SP.
1984 - Galeria Paulo Figueiredo - SP.
1984 - Exposição Frankfurt - Alemanha.
1985 - Galeria Tina Presse - Porto Alegre.
1985 - Galeria Paulo Klabin - RJ.
1985 - Galeria Maeder - Alemanha.
1985 - Ulieno - Ribeirão Preto.
1985 - Galeria Mônica Figueiras de Almeida - SP.
1986 - Galeria Subdistrito - SP.
1986 - Galeria Usina Arte Contemporânea - Vitória - ES.
1986 - Galeria Paulo Cunha - RJ.
1986 - Galeria Maeder - Alemanha.
1986 - Kunst in Schloss - Thurn und Taxis - Regensburg - Alemanha.
1986 - Embaixada do Brasil - Bonn - Alemanha.
1987 - Unidade 2 - Apertando o Gatilho.
1987 - O rabo do jacaré - Jubileu de Prata - Campos - RJ.
1987 - Galeria Monica Figueiras - O rabo do jacaré - SP.
1987 - Galerie am Moritzplatz - Alemanha.
1987 - Galeria Subdistrito - Disparate - SP.
1987 - Galeria Millan.
1987 - Ipanema Galeria de Arte.
1988 - International Gallery - NY - EUA.
1988 - Galeria do Centur - Belém - Pará.
1989 - Esculturas na Galeria Irene Maeder - Alemanha.
1989 - Galeria Tina Zappoli - Porto Alegre.
1989 - Galeria Municipal de Arte - Fundapel - Porto Alegre.
1989 - Galeria Subdistrito - SP.
1990 - Gravuras na Estação Santa Cecilia do Metrô - SP.
1991 - Kramer Galeria de Arte - Japão - Desenhos e Aquarelas.
1991 - Galeria de Monica Figueiras, "Painter and Model"- 24 pinturas sobre papel.
1992 - Kramer Galeria de Arte - "Japão 1992".
1992 - Espaço Cultural La Lamp - BH.
1992 - Centro Cultural Banco do Brasil - RJ.
1995 - Galeria Nara Roesler.
1997 - Porto Velho.
1997 - Galeria Nara Roesler.
2001 - Exposição Head - Mube, Museu da escultura de São Paulo, SP/SP.
2002 - Museu de Arte Moderna Bahia Coleção Luis Osvaldo Pastore, Salvador/BA.
2002 - Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco. "Desenhos,1964-2000" - Olinda/PE.
2002 - Exposição coleção Luis Osvaldo Pastore. Museu Nac.de Belas Artes - RJ/RJ.
2002 - Exposição Head - Espaço Cultural dos Correio, RJ/RJ.
 
2002 - 3aBienal de artes visuais de São João da Boa Vista.
2002 - "Plástica-Plástica" - Casa das Rosas, SP/SP.
2002 - México imaginário - "O olhar do artista brasileiro" - Casas das rosas, SP/SP.
2002 - Artistas Brasileiros Conteporaneos. Projeto giclée - Casas das Rosas, SP/SP.
1997 - Projeto Vitrine Petrobrás.
1990 - Participação da um Trienal de Osaka, Japão.
1990 - Pantanal - Sete Visões - Brasília/Rio/São Paulo.
1984 - Participa da "1a Bienal de La Habana".
1984 - Participa da "4a Bienal Iberoamericana de Arte", na Cidade do México em julho/agosto de 1984.
1981 - Bienal de São Paulo - Pinturas.
1979 - Bienal de São Paulo - SalaA/Pinturas - SalaB/Instalação e documentação das performances.
 
PRÊMIOS
 
1970-Salão de Arte Moderna - Prêmio Aquisição.
1972-3o Prêmio de Pintura - Salão dos Transportes - RJ.
1979-Prêmio melhor desenhista do ano - SP.
1983-Prêmio Embauba - Panorama 83 - Pintura Museu de Arte Moderna de São Paulo.
1988-Prêmio Municipal de Cultura - Campos - RJ.
1990-Prêmio melhor ilustrador do ano - Editora Abril.
1990-Prêmio Aquisição na 1a Trienal de Osaka - Japão.
 


"Ivald Granato é um mestre da gestualidade e da invenção de ícones. Há poucos artistas no mundo com a imediata percepção em nível tão elevado dos sinais de comunicação. A sua apreensão é de tal ordem que o levou, em inúmeras ocasiões, a se antecipar.Como se o artista previsse quais seriam, não só as tendências de comportamento,mas os próprios sinais que expressariam esta mutável sociedade. Granato costuma trabalhar com esses sinais, ele os reinventa,organiza novos ambientes, torna-os repentinamente públicos e notáveis. As pessoas podem contemplar a si mesmo e ter uma visão crítica do universo que as envolve.
 
O artista Ivald Granato está em constante mobilidade e a sua atividade não parece ter fim.Isto se deve justamente ao objeto escolhido para a sua análise sistemática e constante. Da mesma maneira que o comportamento e a sua exteriorização modificam-se incessantemente, o seu biógrafo Ivald Granato é incessante. Um repórter que nos diz o que está ocorrendo e, muitas vezes, o que ocorrerá. O caráter cirúrgico desta intervenção pode parecer e chega mesmo a ser cruel, mas isto se deve à própria natureza de seu fazer.
 
Os cenários e a atuação teatral são comuns no movimento do artista. O senso do espetacular faz parte da vida de Ivald Granato. Mas não nos esqueçamos que espetáculo é uma forma de prender o olhar. E especulação, procura que parte do olhar no espelho (speculum) é observar as estrelas vistas através de seu reflexo. E é com o olhar mais elevado, na consciência plena da atividade artística como uma revelação cosmológica, que ivald refaz e ilumina a nossa história cotidiana. A moda literária, travestida de ciência, que tenta mostrar a vida diária das civilizações e de épocas, poderia ter neste artista um importante personagem. Mas, talvez, isso não seja possível, pois ele está bem distante desta procura do registro exato. Na verdade, Granato inventa o seu registro da vida diária. E, convenhamos, com muito nais graça.
 
E é com esta alegria que nunca abandona a sua atividade que ele já nos brindou com inesquecíveis performances, como a de Ciccillo Matarazzo e uma na qual reciclava os principais movimentos estéticos deste século. Respeito e paródia, uma mistura amorosa que até então parecia impossível. Ivald Granato é um artista com 30 anos de trabalho e pesquisa permanente e contínua. Neste período, desenvolveu uma extensa obra de alta criatividade na qual incursionou nas mais variadas técnicas e procedimentos: desenhos, pintura, gravura, objeto, sistemas de multi-mídia, performance, cerâmica, escultura. Em todos estes campos, o artista foi capaz de destacar-se através da originalidade de suas concepções. O que resultou num conjunto estético, cultural e histórico impressionante pela qualidade, oportunidade e volume."
 
Jacob Klintowitz