Eiji Yajima

EIJI YAJIMA
 
Professor no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo – desde 1971; atualmente leciona no Curso de Design Gráfico e de Produto a disciplina Metodologia Visual. Graduado em Licenciatura em Desenho e Plástica. Educação Artística – Habilitação em Artes Plásticas e Desenho Industrial pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Educação Artística – Habilitação em Desenho pela Faculdade Mozarteum, Administração Escolar e Supervisão Escolar pela Faculdade de Filosofia “Prof. Carlos Pasquale”. Pós-Graduado em nível de especialização em Artes Plásticas com ênfase em Aquarela pela Faculdade Santa Marcelina de São Paulo e Mestrado em Arte, Educação e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Participa de mostras e salões, em 2009 recebeu a premiação em artes plásticas pelo Concurso Talentos da Maturidade do Banco Real/ Santander com a pintura intitulada: “Três Pontos de Vistas”, em 2010 e 2011 respectivamentes  com medalha de prata e medalha de ouro nos 4º e 5º Grande Salão de Artes Plásticas Bunkyo de São Paulo ;  em 2011  recebeu prêmio aquisitivo e Menção Honrosa  São de Artes Visuais de Vinhedo; em 2012. Participou de eventos com o Grupo OKA  coordenado pelo crítico de arte Oscar D’Ambrósio, de 2010 a 2012. Tem trabalhos em acervos em Beijiing (China), Banco Santander (São Paulo), Secretaria de Cultura de Embu das Artes, Unesp de Bauru e Unesp de Botucatu, e Secretaria Municipal de  Cultura e Turismo de Vinhedo, Embu das Artes e Águas de São Pedro, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.
 


TEXTO PUBLICADO SOBRE O ARTISTA
O encontro do olhar do artista na figura humana impele sua mão a sua gestualizar no espaço, um círculo que colocado no papel permite visualizar um dorso, uma silhueta ou a própria figura humana. Este gestualizar da mão do artista plástico, muito se assemelha ao movimento da mãe do maestro, que rege uma sintonia.
Compondo ou recompondo a sintonia do pensamento com o gesto de mão é uma constante nos trabalhos de Eiji Yajima.
Ao observar a produção do artista plástico, Eiji Yajima, verificamos que esta consituição linear, revela o nu artístico. Caractertística essa perceptível e observável, desde o início de sua produção plástica, em que se percebe a elegância da postura do nu através de uma linha imaginária, levemente sinuosa, que mais cedo ou mais tarde se revelariam em suas propostas plásticas.
O insight de seu propósito artístico se manifesta numa linha dorsal, que lembra uma serpente, cujo rastejar também desenha na superfície, as leves ondulações sutilmente encontradas na obra deste artista.
Assim como a linha é uma trajetória de uma sucessão de pontos unidos entre si, a coluna dorsal, plasticamente representada pelo artista, se transforma também numa sucessão de módulos ligados entre si, sempre presente em suas composições, como ponto convergente ou divergente de tudo que acontece em suas propostas plásticas.
Antonio Santoro Junior
Crítico de Arte
 APCA - ABCA - AICA