Chris Trucco

Bacharel em Artes Visuais, com ênfase em Pintura, Escultura e Gravura formada pelo
Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.
Cursos de Fotografia, Cinema Europeu e Arte Contemporânea, no Institut de Langue et Culture Françaises – Paris – França, entre outros.
Exposições individuais e coletivas, no Brasil e no Exterior tais como:
Centro Universitário Belas Artes de SP (2.005)
Secretaria de Cultura de Guarulhos – SP (2.005)
Pinacoteca de Atibaia – SP (2.004)
2ª Bienal de Arte Ciência e Cultura da UEE SP
17 Artistas APAP – Assembléia Legislativa do Estado de S. Paulo (2.002)
Salão Internacional de Arte Contemporânea – Beiruth-Líbano (2.000)
Centro Cultural Liceu de Artes e Ofícios – SP 1.997
Galérie Les Migrateurs – Acrílico sobre Tela – Paris – França – (1.997)
Xilogravura / Aquarela – Paço das Artes SP 1.990 e 1.992
Tem obras expostas na Assembléia Legislativa de São Paulo, pertencentes ao
Acervo do Estado, no Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e na Hebraica de São Paulo.

CRÍTICA

Em sua arte, concretizada mediante bicos-de-pena, desenhos aquarelados, acrílicas sobre tela, gravuras em metal, fotografias e até instalações, Chris Trucco projeta seu entorno e seu rico e complexo mundo interior. Ela é impactada pela natureza, pelas pessoas, pelas coisas. A germinação das sementes, as paisagens rurais e urbanas, o ser humano, são elementos ou ocorrências que falam muito de perto à sua sensibilidade. Sua resposta a estes estímulos é entregue sob a forma de linhas, cores, texturas, ritmos e ideias, enfim, de arte.

Chris Trucco é, com efeito, uma artista. E para ela, fazer arte é um impulso incontrolável que brota do fundo de sua alma e se abre generosamente para o mundo exterior. É sua forma de comunicar-se com os outros, de expressar suas emoções, seu sentimento do mundo. Um sentimento semelhante ao de Carlos Drummond de Andrade, expresso no poema “Mundo Grande” em que o poeta reconhece que seu coração não é maior do que o mundo (“nele não cabem nem as minhas dores”), mas que ele pode crescer “entre o amor e o fogo, entre a vida e o fogo”. ……

………Quanto aos meios artísticos que utiliza para a realização de sua obra, a gravura a interessa particularmente pela surpresa que carrega. Com efeito, o desenho é criado e elaborado primeiramente na matriz; depois vem o entintamento, e em seguida, a impressão numa folha de papel, na qual ficará registrado o resultado de todo o processo. “Tem a ver com a semente que brota e transforma-se ao crescer”, afirma a artista. Trata-se de um ritual de passagem de imagens, que geralmente reserva surpresas não circunscritas apenas no processo de inversão da figura, mas também de outras ordens. A aquarela também a fascina por suas características de envolver delicadeza e rigor, por misturar água e pigmentos – dois elementos que lhe são muito caros – que se fixam no papel pela secagem e pela ação de um aglutinante, por seu caráter de não permitir arrependimentos, já que “toda pincelada fica registrada e não pode ser apagada”, conforme enfatiza. A técnica da tinta acrílica sobre tela é outro meio que a leva a recriar o que está ao seu redor e sua afinidade com o real, transfigurado, modificado ou resignificado, a leva à realização também de instalações em que lança mão de elementos naturais, tais como plantas, ou de fios sintéticos para a construção de teias, que tem o sentido simbólico da integração, da interdependência. Particularmente no que se refere às teias, além de instalação, trata-se de um desenho expandido, de um desenho no espaço……..

Enock Sacramento – Membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte.
Prefácio do Livro: CHRIS TRUCCO ARTE VISUAL (trechos)
 

www.christrucco.com.br/