Gonzalo Fonseca Torres

Espaço Cultural Unisant - 28 de abril a 22 de mayo 2015
-Actualmente esto representado por a Casa Galeria Café  (2015 a 2016)
-Colectiva Casa Galeria Café 12 decembro 2014
- Colectiva Centro Cultural Cubano Santos sp  10 decembro 2014
- Fragilidades Contemporâneas (22/05/2014) Galeria Gourmet;
- Fragilidades Contemporâneas (13/03/2014) Centro histórico Mackenzie;
- Ruas Milagrosas (26/10/2013) Aliança Francesa de Santos;
 -Espanha Galeria Artistas (01/03/2013);
- Almas Nuas (17/03/2012) EM&T ESCOLA DE MUSICA;
 -Fragilidades contemporâneas (03/10/2011) GALERIA CASA CAFÉ;
 - Almas Nuas Museu (22/11/2010) Museu de Arte Sacra de Santos;
 
 Colômbia:
-Fragilidades Contemporâneas, 15/04/2013, Centro Cultural de Gachancipá;
- La Caza, Junio de 2009, Museo de Antioquia, Medellín;
- La Caza, Marzo de 2009, Alianza Francesa de Santa Marta;
- La Caza,Marzo de 2008, Casa Cultural Colombo Alemana de Cartagena de Indias;
- La Bestia Interior, 11/2006 Alianza Colombo Francesa Cartagena de Indias;
- La Bestia Interior, Casa de la Cultura Gachancipá;
 Fundación Casa Italia: Proyecto Boca Azul, Cartagena – Colombia, Julio 2006 - Febrero 2009. El proyecto de pintura iniciado en el 2006 y apoyado por la fundación CASA ITALIA  pretendía en primer lugar dar herramientas para que los niños pudieran utilizar como motor de interacción entre si y estimular la parte sicomotriz y creativa para el desarrollo de su personalidad y cesibilidad por el  arte.
 

 Suíça:
 
-Libre comme le vent.  Agosto 2005
-Libre comme le vent. Diciembre 2005
  
FORMAÇÃO
Colegio Departamental de Gachancipá, Gachancipá, Cundinamarca, 1998 Bachiller Académico
 Escuela de Artes Visuales Pierre Moor, Suiza; "2000  -  2006 "
Un  año como practicante y ayudante de Dibujo, Pintura y Escultura a Cargo de Pierre Moor. Diversos cursos de ARTE BRUTO, ARTE TERAPEUTICO entre los años 2000 y 2006 en el taller
l'arrêté creation.
Seminarios y Cursos de Especialización:
L’arrete cration - Yverdon Les Bans, "Curso de Arte terapéutico" Suiza 2002 -2005


FRAGILIDADES CONTEMPORÂNEAS
GONZALO TORRES
 
 
Com inegável sensibilidade desenvolveu um conceito extraordinário de criação artística. Influenciado pelo artista plástico Alejandro Obregón Rosés, seu olhar voltou-se para a miséria mais especificamente para as pessoas solitárias e abandonadas nas ruas das grandes metrópoles. Usa cores tonais baixos às vezes com pinceladas sutis de vermelho evidenciando uma cena que é  a realidade vivida. Envolve o espectador no próprio mundo do quadro como se entrasse em suas cores e formas apoderando-se das figuras do personagem ali registrado como que esperando uma resposta para sua fragilidade no mundo das grandes metrópoles.
Gonzalo consegue criar num espaço, quase sempre contínuo e sem fissuras, o universo que, embora sempre inquietante e repleto de personagens misteriosos, consegue, de uma maneira peculiar, com pinceladas fortes, com dor, como um grito, destacar da própria subjetividade a coerção do consciente. Artista expressionista que é, Gonzalo ao invés do embate com a realidade caótica e fragmentada da vida contemporânea, volta-se, à procura da liberdade, para sua realidade. Aí reside sua sensibilidade, isto é, a pobreza de espírito em que não permite a configuração da intimidade, a solidão surreal em que vivemos. Como dizia Proust: “ Essa relação entre as obras e suas reproduções, não é simples, nem mecânica. Nem reproduções são apenas veículos que transmitem, como podem, a essência do original”.
                                              Loly Demercian
                                                                                                                              Curadoria e texto crítico
CASAGALERIA CAFE