Fernando Ekman Simões
Artista Plástico – Diretor de Arte - Cenógrafo
1957 - São Paulo - SP - Brasil
e-mail: [email protected]
Site: www.fernandoekman.com
Cursos:
Ateliê Poéticas Visuais em Interação 2011 no MAC USP SP
Colégio Técnico iadê
Cinema - Museu de Arte de São Paulo/Professor A. Carvalhais.
Propaganda: Cêpa - Centro de Estudos de Propaganda Aplicada.
Iluminação e Fotometria: Fundação Padre Anchieta / Monitor: Juan Carlos Landini
Estágios: Alcântara Machado Publicidade - Castelo Branco e Associados Propaganda S/A - Linx Filmes - RCK/Rodrigo Cid/Cenografia – TV Bandeirantes.
Curso Livre de Arte - Escola Armando Álvares Penteado
Obras nos Acervos
Coleção Master Card Brasil
MAG – Museu de Arte de Goânia - GO
Casa do Olhar Luiz Sacilloto - SP
Pinacoteca de Rio Claro- SP
Museu de Arte de Santana do Parnaíba - SP
Centro das Artes Casa das Mudas - Malta - Portugal
Vídeos na coleção MAC-SP
“Equilíbrios”- XXI Bienal Internacional de SP
Idiota - Aguilar e banda performática
Kimi Ni e suas obras
Paulo Sayeg – desenhos
Prêmios:
2012 - 40° Salão de Arte Contemporânea Luiz Saciloto
Prêmio Aquisição
2011 - XXIX Salão de Artes Plásticas de Rio Claro
Medalha de Ouro
2011 - 39° Salão de Arte Contemporânea Luiz Saciloto
Prêmio Aquisição
2010 - XIX SABAT – Salão Brasileiro de Belas Artes de Ribeirão Preto (SP)
Menção Honrosa
2010 - Bienal do Esquisito – Museu Olho Latino
Grande Prêmio Olho Latino
2010 - XXVIII Salão de Artes Plásticas de Rio Claro
Medalha de Ouro
Currículo
2014 - Grande Salão de Arte Contemporânea Santa Bárbara d’Oeste
2014 - 2°Salão de Outono da América Latina
2014 - Coletiva - Diálogos Latinos Americanos – Museu de Arte de Goiânia - GO
2014 - Coletiva - Arte no Araguaia – Britânia – GO – BR
2014 - Coletiva – Entrepanos – Parque do Ibirapuera – SP - BR
2014 - Coletiva - SPESTAMPA 2014 – Objetos de Rua 2 – Imobilidade Urbana – SP – BR
2013 - Individual – Sólidos - Galeria 22 – SP - BR
2013 - Individual-Pequeñas cosas que tambiém ayudan a vivir. Habana - Cuba.
Curadoria Dayalis Gonzáles Perdomo - Galería Luz y Oficios.
2013 - Coletiva - SP ESTAMPA 2013 “OBJETOS DE RUA” - Intervenção Urbana – SP
2013 - Coletiva - TRAVEL Brasil-Cuba MAG – Museu de Arte de Goiânia – GO
2012 - Coletiva - Realidad Cuidad Brasil Cuba – Espaço Furnas – RJ
2012 - Coletiva - NÃO SEJA BIENAL, NÃO SEJA MARGINAL. Casa Xiclet.- SP
2012 - 5to Encuentro Chile-Brasil. Arte, Deseño e Cultlura. Universidad Tecnológica Metropolitana Del Estado de Chile – Santiago – CHILE
2012 - 6° Bienal do Esquisito, Artista Convidado - Museu Olho Latino - SP
2012 - 40° Salão de Arte Contemporânea Luiz Saciloto SP – premio aquisição
2011 - COLECIONÁVEIS - com Rossanna Jardim Galeria Potrich – GO
2011 - Coletiva Caligraphia Paulistana no espaço Araguari Artes com a Curadoria de Sergio Cajado SP
2011 - OBJETOS - Galeria Van Biene – Joinvelle - SC
2011 - Coletiva 5+1 Sobre Papel - Espaço AVA - SP
2011 - XXIX Salão de Artes Plásticas de Rio Claro SP
2011 - Individual “Carbono Zero” MAG- Museu de Arte de Goiânia- GO
2011 - 39° Salão de Arte Contemporânea Luiz Saciloto SP SP – premio aquisição
2011 - Coletiva “ Papeis Urbanos” Galeria Entrecores - SP
2010 - Coletiva MAC –USP – Pré-Esquema, o nascimento da Forma SP
2010 - Individual “Objetos Solidários” - Espaço 7 FAI UFSCAR - São Carlos – SP
2009 - Individual “Objetos Solidários” - Espaço Mestiço – SP
2009 - Bienal de Artes de Malta – Portugal
2009 - Coletiva - Madeira Malta Artes Plásticas Lusófonas
Centro das Artes Casa das Mudas - Malta - Portugal
2008 - Colectiva Arte Brasileira - Centro Cultural Gil Vicente de Sardoval
Portugal83 Momentos do Inconsciente
Museu da Imigração de Santa Bárbara D’Oeste
2007/2008 – Diretor de arte e Cenógrafo do núcleo de dramaturgia da Tv Bandeirante
2007 - Individual - Amor em Quinze Atos – Pinturas - Reserva Cultural – SP
2005 - Coletiva - Mostra de Vídeo-Dança
Espaço Banco do Brasil
Vídeo “Equilíbrios”
1997 - Coletiva - Casas das Rosas
México Imaginário
1997 - Profissionais do Ano - Rede Globo
Diretor de cena
Campanha Natal da Criança - FECOMERCIO - DF
1997 - Mapa Cultural Paulista 1997
Secretaria de Estado da Cultura SP
2008 - Coletiva - Arte
“Cidades" - filme 2 minutos
Direção
1996 - Mapa Cultural Paulista 1996
Secretaria de Estado da Cultura SP
“Equilíbrios - Vídeo 12 m.
Direção
1994 - Editora Talento - edição 94 - 95
Cenografia da capa
1994 - Desenho Industrial
Bebê a Bordo - Carrinho
com César Mattos
Grow Jogos e Brinquedos S.A.
1993 - Individual - "Restauro"
Pintura , esculturas e aquarelas
Casa da Cultura - Museu do Anhanguera
Santana de Parnaíba - SP
1993 - Individual - Luz do Cotidiano - Óleo sobre tela
Ação Cultural - Metrô - SP
1992 - Individual - "Os Muros do Absurdo "
Pintura , desenhos e esculturas
Tendal da Lapa - SP
Performance - Pavilhão nove
Com participação especial dos artistas :
Cristina Brandini - coreógrafa
Marcos Delduque - música
Paulo Sayeg - pintura
1992 - "Floating Zipper" - Vídeo 30 "
Festival do Minuto
Direção
Música - Marcos Delduque
Produção - N.B.S.
1992 - Coletiva - Pintura - Curadoria José Roberto Aguilar
Espaço Ovídeo
1992 - "Idiota" - Vídeo clipe
Direção e Fotografia
Aguilar e Banda Performática
Produção N.B.S.
Estúdio Eldorado
1991 - "Equilíbrios" - XXI Bienal Internacional de São Paulo
Vídeo 11 minutos
Direção , Fotografia e Cenografia
Coreografia - Cristina Brandini
Música - Edu Rocha e Edu Diegues
1991 - Vídeo - "Síndrome de Não Ação"
Situações em espuma por Ricardo Chereem
Direção e Fotografia
trilha - Ricardo Chereem
Produção N.B.S.
1991 - Bebê a Bordo - Navio / Avião
com Cesar Mattos
Grow Jogos e Brinquedos S.A.
1990 - Vídeo - Sayeg 90
Obra do artista plástico Paulo Sayeg
Produção Philbus
1990 - Vídeo - Kimi Ni -
Obra da Ceramista Kimi Ni
Produção Philbus
1989 - Vídeo - A Revolução Francesa de Aguilar -
Produção Philbus
1988 - Quebra-cabeça Grandão - Relógio e Telefone
Toyster Brinquedos
1986 - Direção de Arte "Tragédia SP " Curta Metragem
Direção Paulo Morelli
Produção Olhar Eletrônico
1981 - Cenografia - Festival de Cannes / Leão de ouro
ITAÚ “Sua Casa Própria” - Filme 1"
Produção Enzo Barone Filmes
1981 - Cenografia Prêmio Eleições Diretas
Clube de Criação do Rio de Janeiro
"Loto "/ Caixa Econômica Federal / MPM / JODAF / Banco Central
1980 - TV Tupi - SP
Cenógrafo
Núcleo de novelas - Direção de Walter Avancini
1979 - TV Cultua - SP
Cenógrafo
1978 - TV Bandeirantes
Cenógrafo
1978 - Assistente de Cenografia
RCK Empreendimentos Promocionais
Direção de Rodrigo Cid.
Crítica
Fernando Ekman é um artista múltiplo. Transita com desenvoltura pelos domínios do desenho, da pintura, da cenografia, do vídeo e do cinema.
Trabalhando com diretores importantes conquistou, como cenógrafo e/ou diretor de arte, prêmios significativos nos Festivais de Cannes (Leão de Ouro) e de Gramado, no Clube de Criação e destaques em eventos como o Profissionais do Ano da Rede Globo. Como diretor de cena, participou da XXI Bienal de São Paulo com o projeto “Equilíbrios”, de Cristina Brandini e Eduardo Simões. Dirigiu vídeos dos artistas Aguilar, Paulo Sayeg e Kimi Nii.
Mas Fernando Ekman também se dedica ao trabalho de ateliê, realizando uma obra sem compromisso com as grandes produções da indústria cinematográfica, dos estúdios da televisão e das produtoras de vídeo. Atuando como cenógrafo e diretor de arte, habituou-se a trabalhar em equipe, contribuindo com seus conhecimentos, em segmentos específicos da produção, para a excelência final de produtos culturais complexos como um filme de cinema.
Fernando Ekman é também o profissional que exerce o trabalho solitário de artista plástico, na criação de um desenho ou de uma pintura fora do burburinho dos sets, no silêncio do ateliê. Este é, aliás, seu cenário atual mais frequente. É ali que ele se encontra consigo mesmo, fazendo aquilo que mais lhe agrada, elegendo seus próprios temas e desenvolvendo-os da maneira que lhe parece mais apropriada. É ali que ele se transforma em diretor de si mesmo.
Não foi por acaso que elegeu, há algum tempo, a aquarela como canal privilegiado de expressão. Com efeito, trata-se de uma forma de pintura obtida mediante pigmentos diluídos em água e fixados com goma arábica, geralmente realizada sobre papel, da qual resulta uma cor luminosa, quase imaterial. Com ela, Fernando Ekman realizou uma série de “Objetos Solidários”, aqueles que estão sempre ao nosso lado, como um banquinho, uma cadeira giratória, um livro, um rádio, um teclado de computador, deixando claro que, como Manuel Bandeira, acredita que “a poesia está em tudo, tanto nos amores como nos chinelos” (Itinerário da Pasárgada). Assim, Fernando Ekman transformou objetos banais em matéria-prima de sua obra pictórica, revelando uma maneira particular de ver o mundo, filtrada por sua sensibilidade, na linha da poética do cotidiano, do inventário de objetos simples e comuns, do avesso da retórica, flagrando a existência humana pelo viés das coisas e equipamentos do dia a dia.
Na sequência, Ekman ampliou sua escala. Passou a utilizar papéis de formatos maiores ou os substituiu pela tela, algumas de dimensões avantajadas. E, paralelamente à aquarela, começou a desenhar/pintar com carvão, óleo e betume. Direcionou sua visão para equipamentos e objetos relacionados, de uma forma ou de outra, com o conceito do Carbono Zero, com a necessidade de compensar as emissões de carbono tendo em vista a preservação do ambiente, o combate ao aquecimento global, enfim, à sustentabilidade. Sua obra, sem prejuízo de suas qualidades plásticas, ganhou conteúdo político. Na capa deste catálogo, por exemplo, figura a imagem de um pneu que, mesmo se descartado em local adequado, leva 600 anos para se decompor.
Sua obra, aqui exposta, merece ser vista e refletida.
Enock Sacramento
Artista Plástico – Diretor de Arte - Cenógrafo
1957 - São Paulo - SP - Brasil
e-mail: [email protected]
Site: www.fernandoekman.com
Cursos:
Ateliê Poéticas Visuais em Interação 2011 no MAC USP SP
Colégio Técnico iadê
Cinema - Museu de Arte de São Paulo/Professor A. Carvalhais.
Propaganda: Cêpa - Centro de Estudos de Propaganda Aplicada.
Iluminação e Fotometria: Fundação Padre Anchieta / Monitor: Juan Carlos Landini
Estágios: Alcântara Machado Publicidade - Castelo Branco e Associados Propaganda S/A - Linx Filmes - RCK/Rodrigo Cid/Cenografia – TV Bandeirantes.
Curso Livre de Arte - Escola Armando Álvares Penteado
Obras nos Acervos
Coleção Master Card Brasil
MAG – Museu de Arte de Goânia - GO
Casa do Olhar Luiz Sacilloto - SP
Pinacoteca de Rio Claro- SP
Museu de Arte de Santana do Parnaíba - SP
Centro das Artes Casa das Mudas - Malta - Portugal
Vídeos na coleção MAC-SP
“Equilíbrios”- XXI Bienal Internacional de SP
Idiota - Aguilar e banda performática
Kimi Ni e suas obras
Paulo Sayeg – desenhos
Prêmios:
2012 - 40° Salão de Arte Contemporânea Luiz Saciloto
Prêmio Aquisição
2011 - XXIX Salão de Artes Plásticas de Rio Claro
Medalha de Ouro
2011 - 39° Salão de Arte Contemporânea Luiz Saciloto
Prêmio Aquisição
2010 - XIX SABAT – Salão Brasileiro de Belas Artes de Ribeirão Preto (SP)
Menção Honrosa
2010 - Bienal do Esquisito – Museu Olho Latino
Grande Prêmio Olho Latino
2010 - XXVIII Salão de Artes Plásticas de Rio Claro
Medalha de Ouro
Currículo
2014 - Grande Salão de Arte Contemporânea Santa Bárbara d’Oeste
2014 - 2°Salão de Outono da América Latina
2014 - Coletiva - Diálogos Latinos Americanos – Museu de Arte de Goiânia - GO
2014 - Coletiva - Arte no Araguaia – Britânia – GO – BR
2014 - Coletiva – Entrepanos – Parque do Ibirapuera – SP - BR
2014 - Coletiva - SPESTAMPA 2014 – Objetos de Rua 2 – Imobilidade Urbana – SP – BR
2013 - Individual – Sólidos - Galeria 22 – SP - BR
2013 - Individual-Pequeñas cosas que tambiém ayudan a vivir. Habana - Cuba.
Curadoria Dayalis Gonzáles Perdomo - Galería Luz y Oficios.
2013 - Coletiva - SP ESTAMPA 2013 “OBJETOS DE RUA” - Intervenção Urbana – SP
2013 - Coletiva - TRAVEL Brasil-Cuba MAG – Museu de Arte de Goiânia – GO
2012 - Coletiva - Realidad Cuidad Brasil Cuba – Espaço Furnas – RJ
2012 - Coletiva - NÃO SEJA BIENAL, NÃO SEJA MARGINAL. Casa Xiclet.- SP
2012 - 5to Encuentro Chile-Brasil. Arte, Deseño e Cultlura. Universidad Tecnológica Metropolitana Del Estado de Chile – Santiago – CHILE
2012 - 6° Bienal do Esquisito, Artista Convidado - Museu Olho Latino - SP
2012 - 40° Salão de Arte Contemporânea Luiz Saciloto SP – premio aquisição
2011 - COLECIONÁVEIS - com Rossanna Jardim Galeria Potrich – GO
2011 - Coletiva Caligraphia Paulistana no espaço Araguari Artes com a Curadoria de Sergio Cajado SP
2011 - OBJETOS - Galeria Van Biene – Joinvelle - SC
2011 - Coletiva 5+1 Sobre Papel - Espaço AVA - SP
2011 - XXIX Salão de Artes Plásticas de Rio Claro SP
2011 - Individual “Carbono Zero” MAG- Museu de Arte de Goiânia- GO
2011 - 39° Salão de Arte Contemporânea Luiz Saciloto SP SP – premio aquisição
2011 - Coletiva “ Papeis Urbanos” Galeria Entrecores - SP
2010 - Coletiva MAC –USP – Pré-Esquema, o nascimento da Forma SP
2010 - Individual “Objetos Solidários” - Espaço 7 FAI UFSCAR - São Carlos – SP
2009 - Individual “Objetos Solidários” - Espaço Mestiço – SP
2009 - Bienal de Artes de Malta – Portugal
2009 - Coletiva - Madeira Malta Artes Plásticas Lusófonas
Centro das Artes Casa das Mudas - Malta - Portugal
2008 - Colectiva Arte Brasileira - Centro Cultural Gil Vicente de Sardoval
Portugal83 Momentos do Inconsciente
Museu da Imigração de Santa Bárbara D’Oeste
2007/2008 – Diretor de arte e Cenógrafo do núcleo de dramaturgia da Tv Bandeirante
2007 - Individual - Amor em Quinze Atos – Pinturas - Reserva Cultural – SP
2005 - Coletiva - Mostra de Vídeo-Dança
Espaço Banco do Brasil
Vídeo “Equilíbrios”
1997 - Coletiva - Casas das Rosas
México Imaginário
1997 - Profissionais do Ano - Rede Globo
Diretor de cena
Campanha Natal da Criança - FECOMERCIO - DF
1997 - Mapa Cultural Paulista 1997
Secretaria de Estado da Cultura SP
2008 - Coletiva - Arte
“Cidades" - filme 2 minutos
Direção
1996 - Mapa Cultural Paulista 1996
Secretaria de Estado da Cultura SP
“Equilíbrios - Vídeo 12 m.
Direção
1994 - Editora Talento - edição 94 - 95
Cenografia da capa
1994 - Desenho Industrial
Bebê a Bordo - Carrinho
com César Mattos
Grow Jogos e Brinquedos S.A.
1993 - Individual - "Restauro"
Pintura , esculturas e aquarelas
Casa da Cultura - Museu do Anhanguera
Santana de Parnaíba - SP
1993 - Individual - Luz do Cotidiano - Óleo sobre tela
Ação Cultural - Metrô - SP
1992 - Individual - "Os Muros do Absurdo "
Pintura , desenhos e esculturas
Tendal da Lapa - SP
Performance - Pavilhão nove
Com participação especial dos artistas :
Cristina Brandini - coreógrafa
Marcos Delduque - música
Paulo Sayeg - pintura
1992 - "Floating Zipper" - Vídeo 30 "
Festival do Minuto
Direção
Música - Marcos Delduque
Produção - N.B.S.
1992 - Coletiva - Pintura - Curadoria José Roberto Aguilar
Espaço Ovídeo
1992 - "Idiota" - Vídeo clipe
Direção e Fotografia
Aguilar e Banda Performática
Produção N.B.S.
Estúdio Eldorado
1991 - "Equilíbrios" - XXI Bienal Internacional de São Paulo
Vídeo 11 minutos
Direção , Fotografia e Cenografia
Coreografia - Cristina Brandini
Música - Edu Rocha e Edu Diegues
1991 - Vídeo - "Síndrome de Não Ação"
Situações em espuma por Ricardo Chereem
Direção e Fotografia
trilha - Ricardo Chereem
Produção N.B.S.
1991 - Bebê a Bordo - Navio / Avião
com Cesar Mattos
Grow Jogos e Brinquedos S.A.
1990 - Vídeo - Sayeg 90
Obra do artista plástico Paulo Sayeg
Produção Philbus
1990 - Vídeo - Kimi Ni -
Obra da Ceramista Kimi Ni
Produção Philbus
1989 - Vídeo - A Revolução Francesa de Aguilar -
Produção Philbus
1988 - Quebra-cabeça Grandão - Relógio e Telefone
Toyster Brinquedos
1986 - Direção de Arte "Tragédia SP " Curta Metragem
Direção Paulo Morelli
Produção Olhar Eletrônico
1981 - Cenografia - Festival de Cannes / Leão de ouro
ITAÚ “Sua Casa Própria” - Filme 1"
Produção Enzo Barone Filmes
1981 - Cenografia Prêmio Eleições Diretas
Clube de Criação do Rio de Janeiro
"Loto "/ Caixa Econômica Federal / MPM / JODAF / Banco Central
1980 - TV Tupi - SP
Cenógrafo
Núcleo de novelas - Direção de Walter Avancini
1979 - TV Cultua - SP
Cenógrafo
1978 - TV Bandeirantes
Cenógrafo
1978 - Assistente de Cenografia
RCK Empreendimentos Promocionais
Direção de Rodrigo Cid.
Crítica
Fernando Ekman é um artista múltiplo. Transita com desenvoltura pelos domínios do desenho, da pintura, da cenografia, do vídeo e do cinema.
Trabalhando com diretores importantes conquistou, como cenógrafo e/ou diretor de arte, prêmios significativos nos Festivais de Cannes (Leão de Ouro) e de Gramado, no Clube de Criação e destaques em eventos como o Profissionais do Ano da Rede Globo. Como diretor de cena, participou da XXI Bienal de São Paulo com o projeto “Equilíbrios”, de Cristina Brandini e Eduardo Simões. Dirigiu vídeos dos artistas Aguilar, Paulo Sayeg e Kimi Nii.
Mas Fernando Ekman também se dedica ao trabalho de ateliê, realizando uma obra sem compromisso com as grandes produções da indústria cinematográfica, dos estúdios da televisão e das produtoras de vídeo. Atuando como cenógrafo e diretor de arte, habituou-se a trabalhar em equipe, contribuindo com seus conhecimentos, em segmentos específicos da produção, para a excelência final de produtos culturais complexos como um filme de cinema.
Fernando Ekman é também o profissional que exerce o trabalho solitário de artista plástico, na criação de um desenho ou de uma pintura fora do burburinho dos sets, no silêncio do ateliê. Este é, aliás, seu cenário atual mais frequente. É ali que ele se encontra consigo mesmo, fazendo aquilo que mais lhe agrada, elegendo seus próprios temas e desenvolvendo-os da maneira que lhe parece mais apropriada. É ali que ele se transforma em diretor de si mesmo.
Não foi por acaso que elegeu, há algum tempo, a aquarela como canal privilegiado de expressão. Com efeito, trata-se de uma forma de pintura obtida mediante pigmentos diluídos em água e fixados com goma arábica, geralmente realizada sobre papel, da qual resulta uma cor luminosa, quase imaterial. Com ela, Fernando Ekman realizou uma série de “Objetos Solidários”, aqueles que estão sempre ao nosso lado, como um banquinho, uma cadeira giratória, um livro, um rádio, um teclado de computador, deixando claro que, como Manuel Bandeira, acredita que “a poesia está em tudo, tanto nos amores como nos chinelos” (Itinerário da Pasárgada). Assim, Fernando Ekman transformou objetos banais em matéria-prima de sua obra pictórica, revelando uma maneira particular de ver o mundo, filtrada por sua sensibilidade, na linha da poética do cotidiano, do inventário de objetos simples e comuns, do avesso da retórica, flagrando a existência humana pelo viés das coisas e equipamentos do dia a dia.
Na sequência, Ekman ampliou sua escala. Passou a utilizar papéis de formatos maiores ou os substituiu pela tela, algumas de dimensões avantajadas. E, paralelamente à aquarela, começou a desenhar/pintar com carvão, óleo e betume. Direcionou sua visão para equipamentos e objetos relacionados, de uma forma ou de outra, com o conceito do Carbono Zero, com a necessidade de compensar as emissões de carbono tendo em vista a preservação do ambiente, o combate ao aquecimento global, enfim, à sustentabilidade. Sua obra, sem prejuízo de suas qualidades plásticas, ganhou conteúdo político. Na capa deste catálogo, por exemplo, figura a imagem de um pneu que, mesmo se descartado em local adequado, leva 600 anos para se decompor.
Sua obra, aqui exposta, merece ser vista e refletida.
Enock Sacramento