Marcos Rizolli

MARCOS RIZOLLI (Campinas/SP – Brasil, 1959) é: Professor Universitário; Pesquisador em Artes; Crítico de Arte; Curador Independente; Artista Plástico.
 
Docente-Pesquisador no Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) – São Paulo / Brasil.
Atualmente é Coordenador de Pós-graduação, na UPM.
Licenciado em Educação Artística com Habilitação Plena em Artes Plásticas (1980), pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Mestre (1993) e Doutor (1999) em Comunicação e Semiótica: Artes, pelo Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Líder do Grupo de Pesquisa Arte e Linguagens Contemporâneas – CNPq.
Pesquisador-Visitante no Dipartimento Delle Arti Visive, na Università Degli Studi di Bologna – Itália; Professor-Visitante na Universidad de Las Américas, em Puebla – México; Professor-Visitante no Istituto Brasile-Italia / IBRIT, em Milano – Itália.
Crítico de Arte com atuação permanente – tendo publicado mais de 500 artigos em jornais, revistas, catálogos, anais de congressos e livros – no Brasil e no Exterior. Colaborador em diversos meios de comunicação, atuando como Editor de Arte e Cultura. Vem, continuamente, apresentando e coordenando Palestras, Conferências, Cursos e Oficinas – em Universidades, Museus de Arte e Espaços Culturais.
Curador Independente – tendo organizado cerca de 50 Exposições, Salões de Arte e Eventos Culturais – no Brasil e no Exterior. Vem desenvolvendo, também, diversos Projetos de Arte – no meio Acadêmico e Cultural.
Membro da Associação Nacional de Pesquisadores de Artes Plásticas – ANPAP; da Associação Profissional de Artistas Plásticos de São Paulo – APAP; da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação – CRIABRASILIS; da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC; da Very Special Arts – VSA/Brasil – UNESCO.
Artista Plástico – conta com 08 Exposições Individuais já realizadas e mais de 60 Participações Coletivas – no Brasil e no Exterior. Atua nos campos expressivos da Reprografia e da Pintura Contemporânea.